Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]


Ice Text Challenge

por cincodiasuteis, em 02.09.14

Às vezes a linha entre a notícia e a publicidade é demasiado ténue para duas coisas que deveriam ser diametralmente opostas. Não me refiro aos casos de publicidade a marcas e a empresas. Refiro-me às notícias que podem alterar a realidade social para pior.

 

A meu ver, a notícia do meet no Vasco da Gama é um desses casos. A notícia não devia ser ocultada, obviamente, mas o ângulo de alguns meios de comunicação social parece-me errado. Até que ponto as pessoas se encontravam em espaços públicos através de eventos de Facebook para provocar desacatos? Era uma coisa assim tão frequente para lhe chamar “moda”?

 

A forma como isto foi abordado é como lançar um alerta de tornado, porque o Pedrinho do 2.º esquerdo fez anos e soprou as velas. Só não digo que incendiaram o ambiente, porque logo a seguir vêm as notícias dos banhos públicos e não há tempo para que as chamas se formem.

 

Ainda assim, não é algo inconsequente. Se de um lado aquecem e do outro arrefecem, quem fica no meio entra em choque térmico. E o bom jornalismo é aquele que é servido à temperatura ambiente como um bom vinho tinto.

 

É importante frisar que não estou a dizer que as coisas não devam ser noticiadas. Sejam boas ou más. É importante contextualizar e perceber se se trata de um acontecimento recorrente ou se foi um acontecimento isolado. Tratar acontecimentos isolados como se fossem uma prática recorrente apenas porque é uma “moda” noutros países é apenas dar ideias a quem não precisa para fazer mal e levantar medo a quem tem que sair de casa todos os dias.

 

Escrevo este texto por causas solidárias. Já depositei as minhas ideias na cabeça de todos aqueles que estão a ler estas palavras. Agora nomeio todos os jornalistas para que façam o mesmo e depositem estas ideias na cabeça uns dos outros. 

 

Francisco Mendes

Autoria e outros dados (tags, etc)



Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Contacto

cronicasinuteis@sapo.pt