Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]


Pingue-Pongue-Pungue

por cincodiasuteis, em 30.09.14

Campeões! Portugal é campeão europeu de Pingue-Pongue (bem sei que eles dizem que é Ténis de Mesa). É um feito histórico e muito bom para levantar o moral daqueles que dizem que os portugueses não são bons em nada. Ainda assim, eu já esperava este resultado. Para nós, tudo é chinês. Pelos vistos, até o Pingue-Pongue.

 

Nunca tinha visto era tanta gente entusiasmada com Pingue-Pongue. Eu não sabia, aliás, que o Pingue-Pongue podia despertar emoções tão fortes nas pessoas. Desde logo, à cabeça, com os comentadores portugueses do canal que transmitiu o jogo e que gritaram tanto que ainda hoje me dói a cabeça.

 

Esta vitória tem um simbolismo ainda maior pelo facto de ter sido frente à Alemanha e com Passos Coelho na bancada. Toda a gente deve estar recordada do Portugal – Alemanha em futebol e da Merkel a levantar-se sucessivamente a festejar os golos como se cada um deles fosse um corte do Governo português. Pois aqui está a vingança. É verdade que não chega para ir para o Marquês, nem para fazer muitas piadas políticas, mas também não convém irritar muitos os alemães, senão a taxa de desemprego aumenta.

 

Curioso é o facto de o Primeiro-Ministro estar a assistir ao jogo, enquanto se sabiam os resultados das Primárias do PS. Só é mesmo pena que Angela Merkel não estivesse ao lado de Passos Coelho para que, no final, os adeptos portugueses pudessem ter tido o prazer de gozar um pouco com ela. Ainda assim, eu percebo. Era demasiado arriscado. Se Merkel espirrasse, a bola devia sair disparada com tanta força que os jogadores portugueses nada poderiam fazer.

 

Em suma, foi bom. Conseguimos ser bem-sucedidos nalguma coisa com uma selecção portuguesa e não foi na única modalidade que enche as capas dos jornais. A festa foi bonita, mas, de certa forma, foi um déjà vu: Portugal, Alemanha e bolas pequenas. Acho que já vi esta história em algum lado. Não me peçam para explicar.

 

Francisco Mendes

Autoria e outros dados (tags, etc)



Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Contacto

cronicasinuteis@sapo.pt